TRATAMENTO DE VARIZES

Como é feito o tratamento de varizes?

As varizes nas pernas são veias doentes, dilatadas e tortuosas que além de provocar dores, cansaço e outros sintomas, é algo que gera um grande impacto estético também. Presente nos membros inferiores, esse tipo de enfermidade pode atrapalhar muito em questões relacionadas à qualidade de vida e à autoestima.

VARIZE
VARIZES

Quais os sintomas das varizes?

Antes de chegarmos ao tratamento, veremos os principais sintomas dessa enfermidade:

Quais os principais tipos de tratamento para varizes?

Agora que sabemos o que é e quais os seus sintomas, veremos as principais formas de tratar esse problema vascular.

Escleroterapia a laser: Este tipo de tratamento consiste em converter a energia luminosa do laser em energia térmica, aquecendo e destruindo a parede do vaso sanguíneo. Seu efeito é instantâneo e melhora a aparência da pele com varizes.

Este procedimento tem uma baixa duração, levando cerca de 20 a 30 minutos por sessão. Além de garantir bons resultados, não causa muita dor e também não é um procedimento invasivo.

Escleroterapia com espuma: Este método é indicado para pequenos vasos de até 4mm ou para microvarizes. Consiste na aplicação de uma substância esclerosante em forma de espuma chamada Polidocanol. Aplicada diretamente na varize, faz com que a veia se feche e o sangue seja redirecionado, facilitando a circulação.

Este tratamento é considerado simples, pois não há necessidade de internamento ou anestesia. Além de ser um método eficaz e dependendo do tamanho da veia, definitivo.

Escleroterapia com glicose: Este é um tratamento que consiste na aplicação de glicose nos vasos de até 2mm ou em microvarizes. A aplicação da substância é feita diretamente na veia, usando uma substância concentrada de glicose (50% ou 75%) que é absorvida sem problemas para o organismo. Assim, faz com que a artéria defeituosa desapareça.

Essa solução pode ser considerada dolorosa, já que consiste na aplicação de injeções que podem causar tal desconforto. Este método também não é recomendado para diabéticos, pois a glicose é injetada diretamente nos vasos sanguíneos, podendo alterar o nível de açúcar no sangue.

Microcirurgia: Este tipo de tratamento é indicado para varizes de pequeno e médio porte. Consiste na aplicação de anestesia local e sedação do paciente, assim, o profissional responsável faz pequenos cortes para a remoção das artérias problemáticas.

Este procedimento é contraindicado para pacientes alérgicos às substâncias anestésicas e com problemas cardiovasculares graves. O paciente pode ter alta até no mesmo dia da cirurgia, mas é recomendável repouso de pelo menos uma semana para evitar problemas no pós-operatório.

Cirurgia tradicional: Solução indicada para vasos maiores e mais profundos. Consiste na remoção da veia safena, que apesar do seu tamanho, não é prejudicial à saúde, levando em consideração a existência de outros vasos mais profundos que fazem o retorno do sangue pro coração.

Esse procedimento é realizado no hospital, e tem sua recuperação em torno de 15 a 30 dias, e atividades físicas serão liberadas após um mês. Além de ser indicado o uso de medicamentos para o alívio da dor, é necessário o uso da meia elástica para evitar maiores riscos no pós-operatório.