Linfedema se trata de uma doença causada pelo acúmulo da linfa (líquido nos tecidos que podem resultar em inchaços). Essa enfermidade deve ser observada com cautela, uma vez que ela se torna crônica, não tem mais cura. Mais comuns em adultos, por estar diretamente ligada a infecções e complicações com câncer. Mas, pode ser vista em bebês.
Para um tratamento precoce, é importante observar o mais rápido possível os sinais que podem caracterizar um linfedema. Visivelmente você poderá notar tal mudança na pele, pois ela pode apresentar um tom avermelhado, além de inchaço nas regiões afetadas. Mas também existem outras formas de se notar a presença dessa enfermidade, como por exemplo:
De fato, o linfedema não possui nenhum tipo de cura, mas é possível tratá-lo. Realizando o tratamento de forma correta e constante, pode se ter a diminuição do inchaço e das dores.
Existem alguns métodos para se tratar o linfedema, entre eles estão:
Consultas periódicas com o especialista: Nessas consultas, é de suma importância sempre levar as medidas da área afetada, para que o profissional possa acompanhar se houve aumento ou diminuição da área afetada.
Prática constante de exercícios: A realização de atividades físicas contribui para a melhora constante, devido ao uso da musculatura auxiliar a circulação do líquido linfático.
Cuidados com peso e alimentação: Este tipo de tratamento é extremamente importante. Para os pacientes que possuem um peso elevado, é indicado a perda dele, pois um paciente em peso ideal responde melhor ao tratamento. Também é recomendável manter uma dieta balanceada, evitar o uso de sal nas receitas e também produtos industrializados e cheios de sódio.
Uso de roupas compressivas: O uso de meias ou faixas de compressão podem auxiliar para evitar ou diminuir o inchaço. Elas fazem o líquido linfático dos membros superiores e inferiores circularem. Geralmente, são usadas por pacientes que já possuem o linfedema, mas podem ser usadas para evitar o desenvolvimento da doença.
Fisioterapia: É indicado aos pacientes a realização de drenagens linfáticas, de forma que o profissional faça de acordo com o corpo e com o caso de cada paciente.
Cirurgia: Indicada para os casos de linfedema nas regiões genitais, nos pés e nas pernas.
Desenvolvido por Ative Branding