TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA

O que é insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica (IVC), é uma doença muito comum que representa um conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico. Impactando com mais frequência a vida de mulheres e idosos, ela consiste na incapacidade
de manter equilíbrio entre o fluxo sanguíneo que chega para os membros inferiores e seu retorno.

insuficiencia-venosa

Quais os sintomas da Insuficiência Venosa Crônica?

Geralmente, essa enfermidade causa alguns sintomas como dores na região afetada e sensação de peso nos membros. O aparecimento de varizes pode ser um indicador dessa doença. Além de problemas como inchaço, coceira, formigamento, cãibras e pigmentação cutânea da pele.

Quais as possíveis causas de Insuficiência Venosa Crônica?

Como mencionado anteriormente, essa doença é muito comum entre idosos e mulheres, mas, existem alguns quadros que podem agravar a situação, como por exemplo:

Quais os tratamentos para Insuficiência Venosa Crônica?

O tratamento deste tipo de doença vai depender da gravidade do quadro de cada paciente, mas existem algumas recomendações básicas que podem ser levadas em consideração na hora de tratar essa enfermidade.

É recomendável que o paciente faça a elevação das pernas acima da altura do coração, pois essa técnica diminui a pressão nas veias. É indicado o tempo de 30 minutos para cada sessão, repetindo o processo por 3 vezes ao dia.

O uso de faixas e meias elásticas é considerado um método eficaz, já que a compressão reduz o inchaço e o desconforto. A princípio, é recomendável o uso das faixas, e assim que houver melhora, o paciente pode optar pelo uso das meias compressivas.

Essas meias estão disponíveis em vários graus de compressão, sendo levando em consideração que as que exercem mais pressão são indicadas para casos mais graves.

Em alguns casos, para evitar o agravamento da doença, pode ser necessário a realização da escleroterapia.

É importante também que o paciente mantenha um peso adequado e tenha o costume de praticar exercícios físicos.