Um cateter se trata de um dispositivo médico usado para ter acesso às veias e vasos sanguíneos do paciente. Ele é considerado prático, pois com ele, não há a necessidade de grandes cortes ou furos na pele. Indicado para inúmeras situações, como por exemplo para introduzir grandes quantidades de medicamento no organismo, remoção de líquidos do corpo ou uso do acesso venoso por longos períodos de tempo.
Este dispositivo é essencial em tratamentos de algumas doenças, como por exemplo da quimioterapia ou para processos de diálise.
Existem tipos diferentes de cateter, e cada um deles tem uma forma de ser introduzida no organismo, para isso, é necessário entender que os cateteres podem ser divididos em durações, de baixa, média e longa duração.
Geralmente, eles são introduzidos em veias localizadas em regiões como o tórax, pescoço ou virilha, podendo ser também nos braços.
Para o tratamento de diálise, é feita a colocação de um cateter temporário, já que o paciente pode não ter o dispositivo já colocado. É inserido com anestesia local, sendo assim, um procedimento praticamente indolor.
Nos casos de colocação para o tratamento da quimioterapia, o cateter mais indicado é o venoso central, que necessita levando em consideração, pois evita o vazamento de medicamentos que podem irritar e causar bolhas na pele.
Para não correr riscos com a colocação do dispositivo, é de suma importância que o paciente mantenha todos os cuidados para prevenir problemas futuros. Para o melhor tratamento, deve-se:
Desenvolvido por Ative Branding