A cirurgia vascular é direcionada ao tratamento dos vasos sanguíneos (artérias, veias e sistema linfático). Ela é responsável por cuidar do sistema circulatório e tudo o que ele envolve. Isso inclui o tratamento de doenças como aneurisma de aorta (dilatação das paredes de aorta, a maior artéria do corpo humano e que leva o sangue arterial do coração para todas as partes do corpo) e aterosclerose (acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias.
Antes de chegarmos ao tratamento, veremos os principais sintomas dessa enfermidade:
Por ser o método mais conhecido, ainda é o mais utilizado nos dias de hoje. Para o tratamento de varizes ou pequenas obstruções são feitas pequenas incisões na pele, onde o médico faz a retirada da artéria que apresenta problemas.
O laser é o método que mais vem crescendo nos últimos anos. Nesse tipo, não são necessários cortes, mas apenas uma punção ou incisão na pele. Este procedimento consiste em introduzir uma fibra na veia que é acompanhada através de ultrassom. Ele funciona promovendo uma reação térmica, aquecendo as varizes e causando uma reação inflamatória, eliminando a veia com problema.
Consiste em um catéter que emite calor em sua extremidade, assim, esse aquecimento promove encolhimento da proteína de colágeno presente na parede da veia, destruindo-as.
Um procedimento simples e que não necessita de incisões ou internações. Este método consiste em injetar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes até que elas desapareçam.
Após consulta com especialista e indicação para a realização da cirurgia, são necessários alguns procedimentos prévios, entre eles, exames como:
Após a realização dos exames e o aval para a cirurgia, o paciente deve seguir um jejum de 12 horas antes da operação, além de comparecer ao hospital ou clínica com pelo menos uma hora de antecedência. É necessário que o paciente informe todos os medicamentos usados diariamente.
É indicado ao paciente fazer esfoliação do corpo e raspar o local em até um dia de antecedência. Não é indicado o uso de cremes ou loções na área que será realizado o procedimento.
Após a realização da cirurgia, são necessários alguns procedimentos para que o paciente tenha a melhor recuperação.
É importante que o paciente respeite um repouso de um dia em casa. Voltar à rotina normal após pelo menos dois dias e realização de atividades físicas depois de uma semana. Também deve-se respeitar um prazo de 30 a 45 dias para a exposição da pele ao sol.
A utilização de meias elásticas compressivas é de suma importância e seu uso é indicado diariamente.
Durante 30 dias, é recomendável a não realização de procedimentos estéticos como depilação, devido ao processo de recuperação da cirurgia.
Desenvolvido por Ative Branding