Varizes de membros inferiores em atletas

Atletas de alto nível estão constantemente se esforçando para estar no auge da condição física. Desta forma, todos os aspectos da vida são cuidadosamente considerados, monitorados e testados para otimizar o desempenho atlético. Não é incomum que esses atletas percebam veias dilatadas e abauladas nas extremidades, principalmente nas pernas, durante ou imediatamente após o exercício. Na maioria das vezes, esse é um processo fisiológico normal e, de fato, durante certos esportes, como levantamento de peso, ciclismo e caminhada, essas veias se tornam hipertróficas e permanecem dilatadas mesmo após a interrupção do treinamento.

Esta é uma conversão normal, e muitas vezes necessária, para aumentar o retorno venoso ao coração e evitar que resíduos metabólicos, como o ácido lático, se acumulem no tecido muscular, o que pode interferir no desempenho e na recuperação de um atleta.

Quando suspeitar que sejam varizes? Atletas podem desenvolver veias varicosas?

Sim eles podem. Infelizmente, as varizes podem acontecer com qualquer pessoa, mesmo com boa saúde. Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento de varizes nas extremidades inferiores, que de fato estão ausentes na maioria dos atletas, como: sedentarismo, obesidade e uma carreira que o obriga a ficar sentado ou em pé por longos períodos de No entanto, tão importante O componente genético dos fatores de risco geralmente não poupa atletas. Além disso, em esportes como futebol, basquete, rúgbi e artes marciais, que frequentemente envolvem contato e impacto corporal, golpes no acesso venoso podem danificar a parede do lúmen e as válvulas, causando flebite, varizes e até trombose.

Dessa forma, atletas e entusiastas de esportes são igualmente suscetíveis à doença, e como em geral, estão acostumados a forte estresse físico e mental, é muito comum que o esportista ignore a dor, o inchaço, e as câimbras, que são sinais e sintomas de alarme, confundindo os com sintomas osteomusculares. Isso pode ser perigoso pois uma vez não tratadas, as veias varicosas podem progredir e se tornar uma lesão esportiva séria, afetando o desempenho, e em alguns casos encerrando a carreira esportiva. 

Como as varizes podem afetar o desempenho?

As varizes significam que o sangue das veias não flui adequadamente pelas pernas e há refluxo, fazendo com que o sangue se acumule nos tecidos. Isso pode ter consequências graves, pois durante o repouso, cerca de um litro de sangue flui para cada perna e, durante o exercício, esse volume pode aumentar para cinco litros por minuto. O sistema venoso pode lidar com o aumento de volume quando saudável, mas as veias danificadas e varicosas não podem. Durante o exercício, o aumento do fluxo sanguíneo dilata ainda mais as veias varicosas, enquanto durante a compressão dos músculos, especialmente os músculos da panturrilha, a pressão de retorno pode aumentar significativamente, levando a um perigoso ciclo vicioso. À medida que a pressão aumenta nas veias danificadas, pode ocorrer dor, inchaço e fraqueza nas extremidades, reduzindo a força, a resistência cardiovascular e o desempenho do atleta.

Em geral esses sintomas são sentidos sobretudo no final do treinamento, e podem prejudicar a recuperação e o retorno a atividade física.  Alguns esportes e atividades físicas colocam um grau maior de estresse no sistema venoso como: levantamento de peso, corrida, ciclismo, futebol, balé, que forçam as pernas a suportar um peso maior por períodos mais longos. 

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe meu Instagram para continuar atualizado sobre esses assuntos!

Enviar mensagem
Agendar consulta!
Fale agora mesmo conosco, podemos te ajudar