No Brasil, as doenças vasculares são muito comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, quase 40% dos brasileiros têm varizes. Número que, quando falamos de pessoas acima dos 70 anos, sobe até 70%.
Mesmo sendo muito comum, essa área geralmente é pouco lembrada quando falamos de medicina preventiva e acompanhamento médico.
Quais os primeiros sinais de doenças vasculares?
Geralmente, dores e inchaços nas pernas são os primeiros sintomas a serem notados pelos pacientes. Porém, devo ressaltar que não é somente nas pernas que as doenças vasculares aparecem, podendo aparecer em todos os lugares, já que temos vasos sanguíneos espalhados por todo o corpo.
O aparecimento de varizes, escurecimento da pele, queda de pelos e mudança de temperatura podem indicar um estágio mais tardio das doenças.
Quais os fatores de risco para doenças vasculares?
O histórico familiar é algo que deve-se prestar atenção quando o assunto é doença vascular. Além disso, temos alguns outros fatores de riscos que podem colaborar para aparecimento dessas doenças:
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Diabetes Mellitus;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Estresse;
- Vida sedentária.
Qual a importância de procurar um cirurgião vascular?
Por falta de conhecimento, muitas pessoas acabam ignorando o aparecimento de varizes e vasinhos, porém é muito importante que as causas dessas doenças sejam investigadas, para que se encontre a melhor solução para o problema.
O cirurgião vascular é quem pode dizer sobre as técnicas, e, em conjunto ao paciente, poderá definir a melhor forma de tratamento para as doenças presentes.
Assim, é muito importante a visita regular a este tipo de especialista, já que muitas das doenças vasculares podem ser prevenidas ou tratadas da melhor forma quando diagnosticadas no início. Com o acompanhamento profissional e a adoção de medidas como prática de atividades físicas, alimentação saudável, é possível evitar problemas futuros. Por isso, procure um cirurgião vascular!