A trombose ocorre quando há a formação de um coágulo nos vasos sanguíneos. Este coágulo acaba impedindo o fluxo de sangue nas veias localizadas nas pernas e nas coxas. Este processo pode causar dor e inchaço, mas caso o coágulo se solte, começará a circular por todo o sistema vascular, podendo causar doenças mais graves como embolia, podendo ser pulmonar ou cerebral.
Para identificarmos os principais sintomas, precisamos entender quais os tipos de trombose. Essa enfermidade pode ser classificada de suas formas:
Trombose venosa: Ocorre quando um coágulo bloqueia uma veia. Com uma média de 180 mil novos casos no Brasil anualmente, é o tipo mais comum.
Trombose arterial: Acontece quando há bloqueio de uma artéria. Esse estado já é mais grave que a trombose venosa. Podendo causar até mesmo Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
Assim, em casos de trombose venosa, os principais sintomas são:
Agora, nos casos de trombose arterial, podemos observar os seguintes sinais:
Após o diagnóstico de trombose, o paciente deve procurar ajuda profissional o mais rápido possível, para não agravar os problemas. O tratamento sendo feito no começo tem uma eficácia maior.
O trombo pode ser retirado do organismo por medicamentos, cirurgias ou até mesmo pode se dissolver. O tratamento tem como objetivo impedir que o coágulo presente no sangue cresça e avance para outras regiões do organismo, além de reduzir as chances de nova ocorrência de trombose.
O tratamento pode ser feito de algumas maneiras, começando com o uso de anticoagulantes, fazendo que as chances de coagulação diminuam. Outro método usado para casos mais graves, é o uso de medicamentos. Podem ser feitas inserções de filtros na veia do abdômen, para que evite a deslocação dos coágulos para o pulmão. O uso de meias compressoras é ideal também para curar o edema causado pela trombose.
Antes de tudo, é importante saber que para esse tipo de doença existe prevenção. A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação são medidas preventivas indicadas contra tal enfermidade. Assim como, não fumar, evitar o uso de álcool, controlar o peso e doenças crônicas auxiliam para não sofrer contra esse tipo de problema.
Desenvolvido por Ative Branding